top of page

“Insolvência” foi tema de simpósio da "Pinto Machado" em Lisboa

Updated: Aug 14, 2023


Dr. Rafael Motta Furtado (esq.), sócio da Pinto Machado Advogados Associados, atuante no Brasil; Drª. Ana Sofia Pires, sócia da Pinto Machado Sociedade de Advogados SP RL, em atuação em Portugal; e Dr. Adriano Machado, sócio da Pinto Machado Sociedade de Advogados SP RL, atuante em ambos os países

“A troca de conhecimento assumiu, hoje, o protagonismo”. Foi desta forma que os responsáveis pelo nosso escritório, que atua entre Brasil e Portugal, avaliaram o resultado do simpósio “Evolução do Direito da Insolvência”, que teve lugar no dia 30 de junho, em Lisboa.


Um evento que contou com dezenas de participantes, além de oradores de renome profissional do Brasil e de Portugal. Estiveram presentes procuradores, desembargadores, juízes e advogados, que integram entidades como o Conselho Nacional de Justiça do Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Ordem dos Advogados Portugueses, o Tribunal da Relação de Lisboa, entre outros.



Acompanharam esta iniciativa Fátima Reis Silva, desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa, Marcos Alcino de Azevedo Torres, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Salomão, advogado, Flávio Boson, desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região – Brasil, Ana Alface, advogada e presidente do Centro de Estágio da Ordem dos Advogados Portugueses, Simone Gastesi, Juíza de Direito Auxiliar da Terceira Vice Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Maurício Veiga, advogado especialista em Direito Desportivo, e as desembargadoras Maria Helena Pinto Machado, Denise Nicoll Simões e Jaqueline Montenegro do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

O programa contou com dois painéis com foco no Direito internacional e empresarial. Os temas centrais foram Insolvência (ou Falência, terminologia brasileira) e Revitalização Judicial (ou Recuperação Judicial, terminologia brasileira).



“Foi importante ter connosco profissionais de alto gabarito no Direito, que trocaram experiências e discutiram o direito comparado, na área da Insolvência, entre Brasil e Portugal. Cada vez mais precisamos estreitar estes laços e visualizar as diferenças que existem, no meio jurídico, entre países irmãos”, comentaram, ao final do evento, os advogados Ana Sofia Pires, Adriano Machado e Rafael Motta Furtado, responsáveis pelo evento.



“O nosso escritório agradece a confiança depositada na nossa equipa e nos nossos serviços. Estamos já a preparar novas missões e ações que possibilitam este contacto, e o direito comparado, entre Portugal e Brasil. O nosso foco está no direito empresarial, não só entre estes dois países, mas no universo lusófono”, adicionaram estes profissionais.



Ainda este ano, a “Pinto Machado” está a organizar uma nova missão empresarial, desta vez ao Brasil, onde promoverá o trabalho realizado no âmbito do Oeiras Valley.

11 views0 comments

Comments


bottom of page